MODA / COMPORTAMENTO/ CASA E DECORAÇÃO / SAÚDE E BELEZA/ DESTINOS


MODA E ESTILO **** CASA E DECORAÇÃO **** COMPORTAMENTO **** SAÚDE E BELEZA
Casa com alma
Muitas vezes pensamos que para ter uma casa agradável é preciso gastar muito com materiais e fazer um grande esforço.Nem sempre o luxo e o conforto de uma casa tem relação com o tamanho e o tipo de materiais.
O verdadeiro luxo consiste em viver em uma casa que de adapte perfeitamente aos hábitos e modo de vida de quem a habite.
(Ecocasa portuguesa)



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Casa Segura.... Simples e fácil!

Olá
Nada como começar o ano com novas idéias, novos propósitos e algumas mudanças.
Que tal pensarmos em pequenas mudanças que farão nossas casas mais seguras para nós, as crianças,nossos familiares e visitas?


Falamos de Casa Segura quando estabelecemos algumas transformações na casa para  tornar o ambiente mais adaptado para todas as pessoas.
Não nos referimos apenas á pessoas idosas, mas também a pessoas com dificuldades de locomoção, como cadeirantes, problemas de coluna,dores reumáticas,crianças,de estatura baixa, e etc.

A população idosa é a que mais cresce no Brasil. Até 2025, serão cerca de 34 milhões de pessoas, que representarão 15% da população. Já em 2050, as projeções indicam que o número de pessoas com mais de 60 anos de idade saltará para 64 milhões, o que corresponderá a 24% da população brasileira.
 Esse aumento está diretamente relacionado à elevação da expectativa de vida. Entre os idosos, 75% estão hoje na faixa entre 60 e 69 anos, mas o grupo acima dos 80 anos ostenta a taxa de crescimento mais acelerada. Atualmente representam 13% do total de idosos e em 2050 serão mais de 20%.
"As pessoas costumam envelhecer em casa. É importante que o ambiente seja receptivo", afirma Lilian Osmo, professora de ergonomia no curso de arquitetura da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).

 Aproximadamente 75% das lesões acontecem nas próprias casas dos pacientes, em tombos que poderiam ser evitados num ambiente mais favorável, com um índice de melhoria da qualidade de vida bastante apreciável, já que 34% das quedas gera algum tipo de fratura.O trajeto quarto-banheiro principalmente à noite é considerado o de maior risco na moradia, pois se sabe que 46% das fraturas “domiciliares” são provenientes de acidentes ocorridos nesta situação.
Segurança e conforto são os conceitos-chave que abrem a casa para essa faixa etária.
Eles incluem medidas como implantação de barras de apoio em banheiros e uma decoração que abuse de itens para estimular a memória afetiva, como porta-retratos,objetos pessoais de recordação.
Certas peças da mobília devem ser trocadas. "Idosos não usam cadeiras com rodinhas ou sem apoio lateral: dá medo de a cadeira se mexer sozinha e não há espaço para repousar os braços",

Para as crianças, também temos de pensar em interruptores mais baixos, maçanetas fáceis de usar ( nunca aquelas de bolinha), tomadas protegidas,escadinhas na pia dos banheiros,remédios e produtos de higiene e  limpeza em locais de difícil acesso.

Vejam no link abaixo, uma matéria da Carina Martins, para o IG, com mudanças  fáceis de adaptar em sua casa...


Vamos lá.... Começar o ano com mais segurança em casa.

Abraços





2 comentários:

  1. Oi Cris.....Feliz 2012!
    Bem bacana e de grande utilidade esse post.
    E por falar em segurança...aproveito para indicar esse site que é de confiança e com boas dicas: www.sidneisalvador.com.br
    Um bj especial, pra uma pessoa muito especial!
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Legal Dri... Vou consultar e postar aqui as dicas...
    Abraços e obrigada.
    Cris

    ResponderExcluir