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MODA E ESTILO **** CASA E DECORAÇÃO **** COMPORTAMENTO **** SAÚDE E BELEZA
Casa com alma
Muitas vezes pensamos que para ter uma casa agradável é preciso gastar muito com materiais e fazer um grande esforço.Nem sempre o luxo e o conforto de uma casa tem relação com o tamanho e o tipo de materiais.
O verdadeiro luxo consiste em viver em uma casa que de adapte perfeitamente aos hábitos e modo de vida de quem a habite.
(Ecocasa portuguesa)



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Recebendo hóspedes em casa..

Receber bem um hóspede não tem nada a ver com luxo, nem com muita formalidade. O mais importante é fazê-lo se sentir bem-vindo e que ele fique confortável.


Desde pequena acostumei ter a casa cheia, com visitas de dias e de anos...
Sim, de anos!!!
A casa de meus pais e avós, no interior, famílias de descendência árabe e grega, vivia com hóspedes extras.
Primos e tios que vinham estudar ou trabalhar na cidade, parentes de parentes passando férias ou cuidando da saúde, primos e amigos em feriados, férias, festas. A farra era sempre dividir um quarto, um colchão, a confusão do banheiro...
Cresci em uma grande família, cercada de primos e amigos ,nossos e deles.
Até nas viagens de férias sempre tínhamos " agregados".
Nada mais normal que quando me mudei para São Paulo, minha casa aqui continuasse a ser assim tão coletiva.
Continuei nesta saga de hospedar quem vinha fazer compras, quem passava e fazia uma pausa para uma viagem mais longa,quem vinha para alguma festa ou casamento, para curtir a cidade,uma reunião,encontros de trabalho e assim vai...

Dá trabalho? Dá! Exige uma dose extra de dedicação, organização, capricho e carinho.
Seu dia a dia vai ser alterado, mas com bom humor dá para fazer seu hóspede se sentir em casa, sem stress.
E você vai curtir a delícia  de se sentar á noite com um vinhozinho, um chá, ou café e conversar sobre as novidades do dia, sentindo o calor receptivo de quem está sendo acolhido na sua casa.
Aqui vai um chek-list para você se programar e demonstrar seu carinho ao receber seus hóspedes.
- Capriche na arrumação do quarto, com flores, chocolates e uma jarra de água
- Arrume uma boa luminária para a mesa de cabeceira e uma cadeira extra.
- Deixe à mão cobertores  e travesseiros extras, se for o caso.
- Coloque livros, jornais e revistas à disposição dos hóspedes.

- Separe lugares nos armários e providencie cabides
- Deixe, no quarto ou na sala, um cabide, tipo mancebo, para que ele possa pendurar alguma coisa.
- É simpático deixar chocolates de boas vindas e um despertador             






 - Faça uma cestinha com um kit de banheiro contendo sabonetes, creme dental,fio dental, antiséptico bucal, alguns absorventes e farmacinha básica
- Cuide para ter toalhas de banho e de rosto suficientes ( se forem novas, lembre de lavá-las antes) e deixe-as dobradas ao pé da cama.
- Deixe papel higiênico e outros produtos de banheiro à mostra.  
      
- Caso o hóspede tenha que ficar na sala, deixe a roupa de cama separada e uma cadeira ou banquinho em um lugar que não atrapalhe a circulação para que ele possa apoiar a mala.
- Uma boa solução é separar a sala com um biombo e deixá-la do outro lado com seus pertences. Nada de dormir no sofá! Um colchão inflável serve bem

- Faça uma cópia da chave para que se sintam livres para ir e vir. Por mais programas legais que você possa sugerir, considere a possibilidade deles quererem fazer programas sozinhos.

- Receba-os com um lindo café da manhã ou um lanche
- Recheie a geladeira e a despensa com comidas de que os hóspedes gostam.
- Em vez de ficar explicando onde fica tudo na cozinha, deixe o acesso livre aos itens do dia-a-dia, como copos, pratos e talheres.


Atenção para os detalhes da convivência:-


Explique como é sua rotina. Boas regras de convivências estabelecidas, amizades para sempre!
Mostre onde estão as coisas, como funcionam os equipamentos básicos (TV, microondas, despertador, IPOD). “E, delicadamente, estabeleça as regras da casa”,  Isso inclui detalhes como fumar ou não, onde colocar toalhas molhadas, se pode ou não entrar usando sapatos, E mais. “Se há horários, como os das refeições, que você gostaria que fossem atendidos”, segundo Luciana Teixeira, do Atitudes Caprichosas.


Os maiores erros de quem recebe
Querer agradar tanto a ponto de deixar de ser você mesmo e abrir mão de seus hábitos.
Montar uma programação tão intensa, que seu hóspede não consiga relaxar.
Mau humor e reclamações, erro inadmissível! 

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